terça-feira, 10 de junho de 2014

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE URUARÁ INTENSIFICA TRABALHO DE COMBATE A MALÁRIA 


Profissionais do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Uruará, se deslocaram até a vicinal do km 165 Sul, próximo ao rio Iriri, orientando e atendendo as famílias sobre como combater a malária.

Segundo informou o prefeito Everton Banha, a equipe tem feito este trabalho em todo o Município, mas, especialmente onde tem crescido o foco do mosquito.

Os principais sintomas da malária são: calafrios, febre, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

O local onde a equipe está realizando o trabalho tem prioridade na operação. “São locais onde há maior incidência da malária”, informou a secretária Adriana Marques. “Quando nossos agentes realizam a busca ativa para identificar os casos suspeitos das doenças, nós já temos uma estatística dos locais onde há mais casos registrados e então elaboramos a nossa atuação conforme a necessidade mais urgente”, disse a Secretária.

MALÁRIA - COMO SE TRANSMITE?

O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.

COMO SE PREVENIR?

Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas, janelas e uso de repelentes. 

Este tem sido mais um trabalho realizado pelo governo Uruará Pode Mais, através do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses e Setor Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.





ASCOM/PMU

Sem comentários:

Enviar um comentário